sábado, 28 de janeiro de 2012

The Simpsons (no Brasil, Os Simpsons e em Portugal, Os Simpson na FOX,[1] ou Os Simpsons, na RTP 2[2] e na versão em DVD[3]) é uma sitcom animada estado-unidense criada por Matt Groening para a FOX. A série é uma paródia satírica do estilo de vida da classe média dos Estados Unidos, simbolizada pela família de mesmo nome, que consiste de Homer Jay Simpson, Marjorie "Marge" (Bouvier) Simpson, Bartholomew "Bart" Simpson, Elisabeth "Lisa" Marie Simpson e Margareth "Maggie" Simpson. A série se passa na cidade de Springfield e satiriza a cultura e a sociedade estado-unidense, a televisão e vários aspectos da condição humana.
A família foi criada por Groening e logo depois foi lançada como uma série de curtas de animação produzidas por James L. Brooks. Groening criou uma família disfuncional e nomeou os personagens como os membros de sua própria família, substituindo o seu próprio nome por Bart[4].
Desde sua estreia, em 17 de dezembro de 1989, o programa já exibiu 486 episódios, e já tem mais uma temporada à ser exibida.[5][6] O filme do seriado foi lançado em 26 e 27 de julho de 2007 e arrecadou mais de meio bilhão de dólares em todo o mundo.
The Simpsons já ganhou inúmeros prêmios desde a sua estréia como uma série, incluindo 25 Prêmios Emmy, 24 prêmios Annie e um prêmio Peabody. A revista Time de 31 de dezembro de 1999 classificou The Simpsons como a melhor série do século XX[7], e 14 de janeiro de 2000 recebeu uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood. The Simpsons é uma das séries de desenho animado dos Estados Unidos de maior duração[8] e o programa de animação americana de mais tempo no ar[9]. O "D'oh" (rosnado de aborrecimento de Homer), foi incluído no Oxford English Dictionary, enquanto a série influenciou vários sitcoms animados para adultos.[10].

Personagens


A série é focada nas aventuras de uma típica família suburbana do meio-oeste norte-americano[34]. O pai, Homer Simpson, é inspetor de segurança da Usina Nuclear de Springfield. Marge Simpson, sua esposa, é uma dona de casa estereotipada. O casal tem três filhos: Bart, um garoto rebelde de dez anos; Lisa, uma menina-prodígio de oito anos que adora tocar saxofone e Maggie, a caçula da família, uma bebê que não fala - sua primeira palavra foi "daddy", no episódio "Lisa's first word" - mas que é considerada pelos fãs como o mais inteligente e misterioso personagem da série (que depois é revelado que toca saxofone melhor que Lisa, no episódio "Inteli e Gente").
Completam a família um cachorro chamado Ajudante do Papai Noel, além de um gato chamado Bola de Neve II. Os produtores decidiram que os personagens não envelheceriam ao longo da série, embora celebrações como festas religiosas e de fim de ano apareçam com frequência. Há ainda um grande número de personagens menores, desde parentes da família até coadjuvantes eventuais.

Prêmios e indicações 

The Simpsons, já venceu vários prêmios diferentes, incluindo 24 Emmys, dez dos quais na categoria de melhor programa de animação[81]. Entretanto, The Simpsons nunca foi indicado ao prêmio de Melhor Seriado de Comédia. James L. Brooks, produtor executivo do programa, recebeu dez Emmys por The Simpsons, assim como outros dez por outros programas, detendo o recorde de pessoa mais premiada, com 20 estatuetas. The Simpsons foi o primeiro programa animado a receber um Peabody[82]. Em 2000, a família Simpson recebeu uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood[83]. The Simpsons Movie, adaptação para o cinema do programa, foi lançado em 2007 e recebeu indicações para prêmios importantes, como um Globo de Ouro. Ao longo dos anos, o seriado conquistou um grande número de premiações e indicações, tanto nos EUA como em outros países. Os troféus não se limitam ao título de "melhor série animada", mas também incluem melhor direção, música, animação e muitos outros.